Minicursos

As inscrições em minicursos estão abertas para aqueles que já tiverem efetuado o pagamento da inscrição no evento.
As vagas são limitadas!

Clique aqui para fazer a inscrição em um minicurso

Os minicursos acontecerão no dia 15/09 das 13h30 às 17h30.

As temáticas dos minicursos são as seguintes:


1-Análise de testes de idiomas para acesso à universidade:  uma proposta de roteiro e padrões de avaliação dos testes.
(Prof. João Carlos Lopes – UFRRJ)
O curso consistirá de uma proposta de análise das características contextuais, formato e objetivos de avaliação dos exames de língua inglesa para acesso às universidades brasileiras. Baseado em roteiro proposto por Lopes (2015) “Porque a Análise de Gênero Ainda Vale a Pena: Uma abordagem de testes na linha do tempo”, os momentos de análise serão abordados e exemplificados e uma minioficina de análise será ministrada.

2. O ensino de Libras
(Prof. Rafael Carlos Lima da Silva– UNIFAL - MG)
(Profª. Thaís Magalhães Abreu - UNIFAL - MG)
O minicurso propõe familiarizar o participante com o mundo da surdez a partir de uma perspectiva histórico-social. Descrever práticas pedagógicas/curriculares com fundamento nos estudos teóricos da Língua Brasileira de Sinais, cultura e comunidade surda abordando questões que envolvem a proposta de educação bilíngue (Libras/Língua Portuguesa). Durante o minicurso, será promovida discussão e reflexão acerca dos  estudos surdos a fim de aproximar o cursista da educação deste grupo..

3. Ensino de produção textual: alterando paradigmas
(Profª. Leonor Werneck dos Santos – UFRJ)
O minicurso discutirá o que significa ensinar língua portuguesa numa perspectiva textual-discursiva. A partir de conceitos como gênero e tipologia textual, referenciação, sequenciação e argumentação, discutiremos o ensino de produção textual nos níveis Fundamental e Médio. Além disso, será debatida a diferença entre corrigir e avaliar, a partir de grades de correção para textos narrativos e argumentativos, conforme Santos & Teixeira (2015). (Vagas esgotadas)

4-Perspectivas contemporâneas para o livro didático escolar.
(Profª.  Ângela Cristina Rodrigues de Castro -Colégio Militar-RJ)
Este minicurso visa esclarecer um pouco da relação íntima que existe entre o livro didático e os professores, trazendo à tona o aspecto histórico das origens do referido instrumento, característica esta  que contribui fortemente para a ainda forte ligação existente entre eles. Visa demonstrar também que a relação hierárquica existente entre o livro didático e os professores deve ser alterada, mediante a conscientização crítica da função social dos docentes em relação ao seu fazer. Finalmente, pretende-se levar os professores a identificar os tipos de atividades existentes nos livros didáticos e como elas influenciam no resultado da aprendizagem, tornando-os capazes de proceder às alterações e adições quando e como se façam necessárias.

5-Abordagem semiótica do texto
(Profª. Raquel Silveira Fonseca – Cap-UFRJ)
O objetivo do minicurso é apresentar os pressupostos teóricos que fundamentam a análise semiótica de textos de diferentes linguagens. Pretende-se demonstrar, a partir de exercícios práticos, de que maneira a teoria pode ser útil à formação de novos leitores e ao ensino da língua portuguesa e da literatura.  Conteúdos: O estudo do texto: questões teóricas;  O percurso gerativo do sentido; Tematização e figurativização;  As especificidades da linguagem verbal e visual;  Modos de integração entre linguagens;  Modelos de análise semiótica; Propostas de exercícios.

6-Pesquisa qualitativa em sala de aula de Língua Portuguesa
(Profª Letícia Cao Ponso -UFF/Unicarioca)
Neste minicurso, pretende-se abordar uma metodologia de pesquisa qualitativa e etnográfica em sala de aula de Língua Portuguesa. Para tanto, enfocam-se alguns princípios de pesquisa qualitativa e interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005 e 2008; ERICKSON, 1984 e 1986; FLICK, 2009; GUMPERZ, 1982; HYMES, 1968 e 1974; SPREADLAY, 1979 e 1980), bem como se oferecem algumas ferramentas para que o professor desenvolva seu lado pesquisador ao mesmo tempo em que desempenha seu papel docente. Para tanto, o curso será dividido  nos seguintes tópicos: 1. De uma ideia a um projeto de pesquisa; 2. Coleta de dados verbais, etnográficos e visuais; 3. Análise de dados qualitativos; 4. Qualidade analítica e ética; 5. Desenho da pesquisa qualitativa

7-Fanzine e produção textual: expressividade, criatividade e processo autoral
(Profª. Andrea Barbosa- IFF/UERJ)
( Alberto Souza -Design gráfico -IFF)
Este minicurso pretende, inicialmente, apresentar um breve histórico dos fanzines, trabalhando o conceito “faça você mesmo”. Em seguida, serão abordadas questões relativas ao uso dessa revista artesanal enquanto ferramenta pedagógica nas aulas que envolvem produção textual. E, para concluir, os participantes terão oportunidade de vivenciar a teoria na prática, participando da criação, ilustração e edição de um fanzine. 

8- Ferramentas tecnológicas de ensino
(Profª. Gabriela S. L. Boechat-UFF/Prefeitura de Macaé)

Este minicurso visa reconhecer o potencial da tecnologia para transformar o ensino e a aprendizagem nas escolas, buscando caminhos para trazê-la para  a sala de aula de uma forma produtiva. Com este propósito, pretende fornecer uma visão prática para a seleção, integração, implementação e avaliação de tecnologia educacional em contextos educativos formais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário