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Os minicursos acontecerão no dia 15/09 das 13h30 às 17h30.
As temáticas dos minicursos são as seguintes:
1-Análise
de testes de idiomas para acesso à universidade: uma proposta de roteiro
e padrões de avaliação dos testes.
(Prof. João Carlos
Lopes – UFRRJ)
O curso consistirá de uma
proposta de análise das características contextuais, formato e objetivos de
avaliação dos exames de língua inglesa para acesso às universidades
brasileiras. Baseado em roteiro proposto por Lopes (2015) “Porque a Análise de
Gênero Ainda Vale a Pena: Uma abordagem de testes na linha do tempo”, os
momentos de análise serão abordados e exemplificados e uma minioficina de
análise será ministrada.
2.
O ensino de Libras
(Prof. Rafael Carlos
Lima da Silva– UNIFAL - MG)
(Profª. Thaís Magalhães
Abreu - UNIFAL - MG)
O minicurso propõe
familiarizar o participante com o mundo da surdez a partir de uma perspectiva
histórico-social. Descrever práticas pedagógicas/curriculares com fundamento
nos estudos teóricos da Língua Brasileira de Sinais, cultura e
comunidade surda abordando questões que envolvem a proposta de educação
bilíngue (Libras/Língua Portuguesa). Durante o minicurso, será promovida
discussão e reflexão acerca dos estudos surdos a fim de
aproximar o cursista da educação deste grupo..
3.
Ensino de produção textual: alterando paradigmas
(Profª. Leonor Werneck
dos Santos – UFRJ)
O
minicurso discutirá o que significa ensinar língua portuguesa numa
perspectiva textual-discursiva. A partir de conceitos como gênero
e tipologia textual, referenciação, sequenciação e argumentação,
discutiremos o ensino de produção textual nos níveis Fundamental e Médio. Além
disso, será debatida a diferença entre corrigir e avaliar, a partir de grades
de correção para textos narrativos e argumentativos, conforme Santos &
Teixeira (2015). (Vagas esgotadas)
4-Perspectivas
contemporâneas para o livro didático escolar.
(Profª. Ângela
Cristina Rodrigues de Castro -Colégio Militar-RJ)
Este minicurso visa
esclarecer um pouco da relação íntima que existe entre o livro didático e os
professores, trazendo à tona o aspecto histórico das origens do referido
instrumento, característica esta que
contribui fortemente para a ainda forte ligação existente entre eles. Visa
demonstrar também que a relação hierárquica existente entre o livro didático e
os professores deve ser alterada, mediante a conscientização crítica da função
social dos docentes em relação ao seu fazer. Finalmente, pretende-se levar os
professores a identificar os tipos de atividades existentes nos livros
didáticos e como elas influenciam no resultado da aprendizagem, tornando-os
capazes de proceder às alterações e adições quando e como se façam necessárias.
5-Abordagem semiótica do texto
(Profª. Raquel Silveira
Fonseca – Cap-UFRJ)
O objetivo do minicurso
é apresentar os pressupostos teóricos que fundamentam a análise semiótica de
textos de diferentes linguagens. Pretende-se demonstrar, a partir de exercícios
práticos, de que maneira a teoria pode ser útil à formação de novos leitores e
ao ensino da língua portuguesa e da literatura. Conteúdos: O estudo do
texto: questões teóricas; O percurso gerativo do sentido; Tematização e
figurativização; As especificidades da linguagem verbal e visual;
Modos de integração entre linguagens; Modelos de análise semiótica;
Propostas de exercícios.
6-Pesquisa
qualitativa em sala de aula de Língua Portuguesa
(Profª Letícia Cao
Ponso -UFF/Unicarioca)
Neste minicurso,
pretende-se abordar uma metodologia de pesquisa qualitativa e etnográfica em
sala de aula de Língua Portuguesa. Para tanto, enfocam-se alguns princípios de
pesquisa qualitativa e interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005 e 2008;
ERICKSON, 1984 e 1986; FLICK, 2009; GUMPERZ, 1982; HYMES, 1968 e 1974;
SPREADLAY, 1979 e 1980), bem como se oferecem algumas ferramentas para que o
professor desenvolva seu lado pesquisador ao mesmo tempo em que desempenha seu
papel docente. Para tanto, o curso será dividido nos seguintes tópicos: 1. De uma ideia a
um projeto de pesquisa; 2. Coleta de dados verbais, etnográficos e
visuais; 3. Análise de dados qualitativos; 4. Qualidade analítica e
ética; 5. Desenho da pesquisa qualitativa
7-Fanzine
e produção textual: expressividade, criatividade e processo autoral
(Profª. Andrea Barbosa-
IFF/UERJ)
( Alberto Souza -Design
gráfico -IFF)
Este minicurso
pretende, inicialmente, apresentar um breve histórico dos fanzines, trabalhando
o conceito “faça você mesmo”. Em seguida, serão abordadas questões relativas ao
uso dessa revista artesanal enquanto ferramenta pedagógica nas aulas que
envolvem produção textual. E, para concluir, os participantes terão
oportunidade de vivenciar a teoria na prática, participando da criação,
ilustração e edição de um fanzine.
8- Ferramentas tecnológicas de ensino
(Profª. Gabriela S. L.
Boechat-UFF/Prefeitura de Macaé)
Este minicurso visa reconhecer
o potencial da tecnologia para transformar o ensino e a aprendizagem nas
escolas, buscando caminhos para trazê-la para a sala de aula de uma forma produtiva. Com
este propósito, pretende fornecer uma visão prática para a seleção, integração,
implementação e avaliação de tecnologia educacional em contextos educativos
formais.
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